Jogador do Bragantino que sofreu acidente de carro caminha pelo quarto e responde a chamados, diz hospital
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Segundo boletim, Pedro Severino tem avanços 'muito expressivos' na recuperação e estado clínico considerado estável, mas que ainda inspira cuidados. Jogador Pedro Severino não corre mais risco de morte
O jogador de futebol Pedro Severino, que sofreu um grave acidente em março deste ano, caminha pelo quarto e responde a chamados com gestos e comunicação falada, informou boletim médico do Hospital da Unimed em Ribeirão Preto (SP) nesta sexta-feira (23).
Na quinta (22), o pai do atleta informou que o filho não corre mais risco de morte. Já no dia anterior, o próprio Pedro havia surgido na janela do hospital e acenado para um grupo de pessoas (veja abaixo detalhes).
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Segundo o boletim, assinado pelo coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, Gil Cezar Alkimin Teixeira, e pelo diretor geral, Julio Cesar Paim, Pedro tem avanços "muito expressivos" na recuperação e estado clínico considerado estável, porém com a necessidade de recursos terapêuticos.
Entre esses recursos está um processo de reabilitação neuromotora e restauração da parte frontal do crânio.
"Neste momento, Pedro encontra-se internado em unidade de enfermaria e os avanços em sua recuperação são muito expressivos, considerando sempre a gravidade em que foi recebido no Hospital", diz nota.
Caminha pelo quarto e responde a chamados
Ainda de acordo com boletim, o atleta continua respirando sem ajuda de aparelhos e realiza exercícios motores diários com a equipe de fisioterapeutas, além de se alimentar por via oral, com suplementos complementares via sonda.
"O paciente caminha pelo quarto com apoio de seus pais e dos profissionais do Hospital, o que oportunizou uma rápida aparição sua em uma das janelas do quarto, na noite da última quarta-feira (21/3), em aceno aos amigos da família que ali oravam por sua recuperação", destaca.
O hospital afirma, ainda, que Pedro ouve e responde aos chamados por meio de gestos e comunicação falada, mas ressalta que o processo de recuperação ainda deve ser longo e evitou traçar prognósticos.
"O caminho de sua reabilitação ainda é longo. Embora ainda não seja possível traçar prognósticos conclusivos, seu estado evolutivo é muito representativo para todas as equipes do Hospital e também para seus familiares, que diariamente têm agradecido ao apoio recebido de parentes, amigos e mesmo da comunidade em geral neste momento delicado para família", complementou.
Protocolo de morte cerebral
Logo após o acidente, o hospital em Americana (SP) onde o jogador foi socorrido chegou a abrir um protocolo para confirmar a morte cerebral dele. O procedimento foi interrompido depois que ele teve um reflexo de tosse na retirada da sedação. Depois, Pedro foi transferido para ser cuidado em Ribeirão Preto, onde a família dele mora.
O atleta do Botafogo-SP que foi emprestado ao Bragantino no início do ano tinha deixado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no fim de março. No último boletim médico divulgado, o hospital havia informado que o quadro clínico era estável e que ele respirava totalmente sem a ajuda de aparelhos.
No entanto, o pai contou que, recentemente, Pedro passou por duas cirurgias e, desde a última segunda-feira (17), está no quarto da enfermaria. A família aguarda as orientações médicas dos próximos passos da recuperação do jovem.
O atacante Pedro Severino, de 19 anos, que atuou pelo Botafogo-SP, sofreu um grave acidente de carro
Agência Botafogo
Fora de risco
O pai de Pedro Severino informou nesta quinta-feira, à rádio CBN Ribeirão, que o filho está fora de risco.
Na noite de quarta (21), Pedro surgiu na janela do hospital onde está internado em Ribeirão Preto (SP) e acenou para um grupo de pessoas que tem se reunido há dois meses na porta da unidade para rezar pela recuperação dele.
"Ele está a cada dia melhor. Ele conseguiu, sim, andar com auxílio. Não anda ainda e foi até à janela pra poder ver a oração🙏🏾", disse o pai em mensagem enviada ao g1.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a vigília (veja acima) e é possível ver três pessoas em uma das janelas do hospital. Segundo o pai do jogador, eram ele, a esposa Lúcia e o filho.
Acidente a caminho de apresentação
O acidente aconteceu no dia 4 de março na Rodovia Anhanguera (SP-330) em Americana (SP).
Pedro Severino e o amigo Pedro Castro, também jogador do Botafogo-SP, estavam a caminho de Atibaia (SP), onde se apresentariam ao Red Bull Bragantino, clube que tinham acabado de fechar contrato.
Em depoimento à Polícia Civil, o motorista do carro deles disse que dormiu ao volante no momento da colisão e bateu contra a traseira de um caminhão. Pedro estava no banco do passageiro e teve traumatismo craniano.
Quem é o atleta
Pedro, de 19 anos, foi revelado na base do Botafogo-SP em 2022. Pelo tricolor de Ribeirão Preto, disputou campeonatos nas categorias sub-17 e sub-20.
Na última atuação do atleta pelo clube, jogou a Copa SP de Futebol Júnior 2025 e chegou a entrar em campo com a equipe profissional contra o Água Santa pelo Campeonato Paulista.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região